Dec 13, 2007

Site oferece leitor de telas gratuito para cegos

Post por às em accessible, acessibilidade

Infelizmente não é multiplataforma, poderiam fazer aplicações web como tem Apresentações de slides, Planilhas e editores de Textos onlines. Mesmo no Linux, OS X ou usando um dispositivo móvel para ajudar deficientes visuais.

Leitor de telas está disponível para download gratuito no portal do MC (12/12/2007 – 15:34)

Software facilita a vida de pessoas cegas ou com baixa visão

Brasília – O Ministério das Comunicações já disponibiliza, em sua página na internet, o software leitor de telas desenvolvido pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) com recursos do Funtell (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). A ferramenta, de grande importância para os deficientes visuais, pode ser baixada gratuitamente.
“Prestar esse serviço aos portadores de deficiência é um grande orgulho para o Ministério das Comunicações. Os recursos do Funttell e do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) devem ser direcionados a projetos nobres como esse. No caso do Fust, conseguimos utilizar os recursos pela primeira vez e os primeiros beneficiados foram os deficientes auditivos em todo o país”, ressalta o ministro Hélio Costa.
O software leitor de telas permite a narração automática dos textos e ações dos usuários, facilitando o dia-a-dia de pessoas cegas ou com baixa visão. O objetivo do MC é utilizar a ferramenta em todos os seus programas de inclusão digital.
O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado mesmo em computadores bem simples, com processador de 500MHz, Windows 2000 ou XP, memória de 256MB e mínimo de 30MB de disco livre para instalação. Para fazer o download, basta clicar no banner disponível na página do MC ou diretamente no link aplicativo leitor de telas.

Fontes: Terra e Ministério das Comunicações