May 11, 2008

Publicidade com OpenSocial

Eu fui no Evento corporativo de sobre o OpenSocial, foi organizado pela Mentez, que faz aplicativos para rodar nas redes, está sendo implantando nas redes de relacionamento aqui no Brasil (como a maior de todas aqui, Orkut). A empresa está fazendo um concurso para desenvolvedores estudantes a criar uma ferramenta para o Orkut ou Facebook, com um prêmio ao primeiro colocado de 8 mil reais + um pacote Adobe CS3 Web Premium.

Onde o principal foco era mostrar as redes sociais e as oportunidades de negócio para as empresas. Minha principal dúvida era como era fazer uma ação em uma rede social, usando ferramentas que o usuário pode inserir no seu profile (perfil). Na palestra do Emerson Calegaretti (VP MySpace Brasil), ele tirou essa minha dúvida mostrando os cases de ferramentas criadas por agências para clientes como campanha, vejo que esse tipo de publicidade terá um crescimento no Brasil, pela quantidade de usuários que tem nas databases. Área de desenvolvimento do Myspace

Nas outras palestras, o Google mostrou como funciona o OpenSocial (que liberou o que desenvolvedores pudesse criar aplicativos para a rede) e também ferramentas para ajudar desenvolvedores a criar e hospedar
Depois deve a palestra do Sonico (outra rede social) e por fim, outra empresa que desenvolve aplicativos para o OpenSocial, a Globant.

Veja mais sobre como foi e um slide de apresentação no blog do gilberto

  • Legal, não estava sabendo do evento. Creio que as empresas de publicidade, investidores e o pessoal que trabalha na área aqui no Brasil estejam muito excitados com a possibilidade de fazer aplicativos para o orkut uma vez que ele é uma das maiores redes sociais do mundo e a maioria esmagadora dos usuários são brasileiros.

    O potencial do opensocial é enorme mas é tudo muito novo então não existem fórmulas prontas para o sucesso usando a ferramenta, então pelo menos no começo a criatividade vai ser o principal ingrediente que irá fazer com que uma aplicação seja um sucesso ou não.

  • Oi Fe, te acompanhava no Close Up e vim aqui no seu blog dar uma conferida
    Entao sobre esses aplicativos, na semana passada o orkut aderiu a isso, coisa que o facebook ja tinha faz teeeeeeeempo. E sinceramente … eu não gostei =/…. Gostava do orkut por ter uma interface rapida e limpa beeeeeem diferente do facebook, myspace e outros, mas… espero que faça a cabeça do povo neah ?
    Mas deve ser interessante e muito criativo criar esses tipos de aplicativos além de ganhar $$!!!
    hum…. assim é bom.. rs..

    Beijos e sucesso !!!

  • Felipe, apesar da correria antes e depois do evento da Mentez, foi legal poder lhe conhecer! A gente ainda vai se encontrar muito pelos eventos. 🙂 Abraços!

  • Você poderia compartilhar estes cases? Lembras quais empresas e aplicativos citados?

  • Então, tentei procurar os cases na web, mas não achei…
    Queria colocar todos, eram ótimas ferramentas as que ele colocou na tela:
    Por exemplo: o Cliente: Victoria Secret (perfume) fez um aplicativo que voce escolhia um algo que identificava a pessoa e encaminhava pra ela.
    Teve um que era uma companhia de viagem que vc escolhia pontos no mapa, outro que era um painel de filme que voce podia votar ou indicar para alguem.
    Tem um que é um aplicativo de myspace, que é pra acompanhar o crescimento do seu filho, ele gera uma timeline aonde voce ver o dia que ele vai nascer ou acompanhar a fase dele crescendo mostrando dicas e etc… esse eu achei o link> http://lilypie.com/

    Bom isso que eu lembro 🙂

  • Pingback: blog.fspina.com.br » Blog Archive » Aplicativos em redes sociais()