Dec 21, 2007

Estratégias Games Comunicação Marketing

Vi uma dica de Curso de férias, que vou fazer Games na publicidade: GAME REPORTER

Games Publicidade

O final do ano vem chegando e você deve estar pensando: o que eu vou fazer nestas férias? Que tal um curso? E um que me parece bem interessante é o Estratégias de Games para Comunicação e Marketing, que estudará as principais ferramentas do universo virtual, como os advergames, as maratonas promocionais e os ARG – alternate reality games –, jogos que misturam o real com o virtual em experiências fantásticas.

Por meio de uma análise detalhada de cases, o aluno estudará a evolução dos recursos oferecidos pelos games, adquirindo uma visão inovadora sobre o assunto e passará a envolver os jogos em seus planejamentos de marketing e campanhas. As aulas serão ministradas pelo professor da ESPM Vicente Martin, de 29 a 31 de janeiro de 2008. O curso vai rolar na ESPM em São Paulo.

Informações do curso, AQUI

Objetivo
Os games desde a década de 80 têm sido usados como ferramentas de Comunicação, Marketing e Novos Negócios. Com o surgimento da internet, eles evoluíram e possibilitaram uma experiência de imersão com uma marca e/ou produto nunca vista antes; com a era das mídias convergentes um novo salto evolutivo ocorreu nessa área. Este curso visa analisar as principais ferramentas dentro desse universo como os advergames, gincanas promocionais e alternate reality games, estes últimos que são jogos que misturam o real com o virtual em experiências fantásticas.
Através de uma análise detalhada e cronológica de variados cases o aluno estudará a evolução destas ferramentas e deve terminar o curso com uma visão inovadora de como incluir nos seus planejamentos de marketing e campanhas, mecânicas envolvendo jogos.

A quem se destina
Profissionais de agência: criativos e planejamento estratégico; profissionais de marketing de todo e qualquer ramo; estudantes interessados na área de negócios em jogos; interessados no assunto “games”.

Metodologia
Aulas expositivas com análises de cases brasileiros e estrangeiros. Análise de cases, do planejamento estratégico até o produto final. O curso terá um momento reservado para aplicação de exercício.

Programa
. Conceituação de advergames e branding immersion; utilizando internet e mecânicas de games para gerar experiências imersivas com produtos e serviços
. Importância de roteirizar um game com pertinência
. Estudos de cases
. Importância das mídias convergentes
. Conceituação de alternate reality games, como ampliar uma experiência de produto/serviço misturando o virtual com a vida real; estudo de cases; a importância do uso de mídias alternativas complementares; exercício.

Professor
VICENTE MARTIN MASTROCOLA
– (o Vince Vader) é professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing e leciona a matéria “Criação Digital” para sexto e sétimo semestres da optativa de Criação. Também ministra nas tardes de quarta-feira a oficina de “Games, Advergames e Alternate Reality Games”.
É criador e coordenador responsável pelo site www.espmdigital.com.br, um compêndio de estudos on-line sobre criação digital. É formado em Comunicação Social pela ESPM em 2000 e cursa pós-graduação, também na ESPM, em Comunicação com o Mercado. Trabalha com internet desde 1997, onde participou de inúmeros projetos envolvendo games e entretenimento para clientes como Ford, Itaú, Novartis, Adria, Gatorade, Banco do Brasil, Fulano.com.br, MTV e Coca-Cola. Em 2004 começou a desenvolver games e promoções para celulares para a operadora VIVO, inclusive o “VIVO em Ação”. É um apaixonado por games de todo tipo, mas tem um apreço especial por jogos eletrônicos (principalmente os on-line) e os RPGs de mesa (principalmente Dungeons & Dragons). Nas horas vagas está tentando terminar seu projeto para um game de miniaturas em tabuleiro.

Duração
De 29 a 31 de janeiro de 2008 – terça a quinta-feira, das 19h30 às 22h30, com 9 h/a

Inscrições / Vagas Limitadas
On-line no site da ESPM – www.espm.br/ferias

Investimento:
À vista: R$ 390,00. Parcelado: R$ 400,00 Cheque (2 vezes ato e trinta) ou Cartão de crédito (3 vezes).
Pagamento parcelado com cheque somente na ESPM – SP. Campus Prof. Francisco Gracioso, à rua Dr. Álvaro Alvim, 123 Vila Mariana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30.

Cancelamento
Pela ESPM: por falta de quorum será devolvido 100% do valor pago. Avisaremos do cancelamento com 48 horas de antecedência da data prevista para início do curso. O reembolso será creditado em sete dias úteis.
Pelo PARTICIPANTE: será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado por e-mail (ferias@espm.br), com 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será creditado em sete dias úteis.
Depois deste prazo (24 horas de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago.
Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante desistir do curso, após o inicio do curso.

Certificado
O certificado será fornecido ao final do curso, às pessoas que comparecerem a 75% das aulas. Caso o aluno falte à última aula, o certificado poderá ser retirado na Secretaria de Graduação.
Campus Prof. Francisco Gracioso, à rua Dr. Álvaro Alvim, 123 Vila Mariana, de segunda a sexta-feira, às 9h às 20h30.