Aug 21, 2007

Code Show

Post por às em acessibilidade, code, show, tableless

Sexta-feira passada (17/08), teve o CodeShow foi desenvolvido um sistema de publicação de livros (bem no estilo do Flickr), porém por ser um projeto bem detalhado e especifico não deu para ser concluído em 6 horas de trabalho, mas foi interessante como funciona a metodologia de trabalho (Designers e Programadores), algumas dicas e utilidades surgiram que muitas coisas podem ser feita de outras maneiras.

Uma experiência interessante, porque não foi uma palestra e nem um workshop, algo diferente mostrando um dia-a-dia de trabalho, com desenvolvimento e sugestões.

Ganhei uma camiseta por interagir mostrando um recurso de acessibilidade na plataforma Mac OS X de aumentar elementos da tela, zoom interno maximiza a tela em até 20 vezes e acompanhando automaticamente o cursor do mouse — que também pode ser redimensionado — você pode focar mais no seu trabalho e não perder tempo correndo o mouse pela barra de rolagem.

Eu assisti à construção de um projeto, como integrar as ferramentas, nas seguintes etapas:

1. Projeto.
O desenho inicial da aplicação. Ferramentas utilizadas: wireframes, quadro-branco e canetão.
2. Layout.
Ferramentas utilizadas: Adobe Illustrator. O layout já estará feito, mas o Diego aproveitará para mostrar para os Designers de plantão as facilidades do Illustrator para a criação de layouts.
3. Construção do HTML e CSS.
Escrita do código client-side, em XHTML válido e semântico, com folhas de estilo CSS, inclusive para dispositivos móveis e impressão. Ferramentas utilizadas: CODA, templates do PSE, XHTML, CSS, media types.
4. Criação do Banco de Dados.
Ferramentas utilizadas: quadro-branco e canetão, MySQL Query Browser, Subversion.
5. Desenvolvimento das camadas de modelo e controle.
Ferramentas utilizadas: Kate, gedit, Python, SQLObject, Subversion.
6. Desenvolvimento GUI HTML.
Neste ponto teremos uma aplicação completamente acessível e funcional, porém sem interação via Javascript. Ferramentas utilizadas: Kate, gedit, Python, PSE, Subversion.
7. Desenvolvimento Ajax.
Nesta etapa desenvolveremos toda a interação Javascript e Ajax da aplicação. Ferramentas utilizadas: Kate, gedit, Javascript não-obstrutivo, CSS, Ajax, JSON, Python, PSE, Subversion.
8. Publicação. (Esperando o Código-fonte)

Mais em: http://visie.com.br/codeshow/