Jun 24, 2007

Campanha: Torne seu blog acessível para todos

Campanha adotada pelo blog TV Retrô estou divulgando para expandir o uso de acessibilidade na web, confira:
Campanha: Torne seu blog acessível para todos

Acessibilidade na WEB

Principais Objetivos:

  • Tornar possível a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência visual ao conteúdo do seu blog
  • Colaborar o máximo possível com a inclusão digital
  • Proporcionar fontes de informação e/ou entretenimento aos deficientes visuais
  • Incentivar outros blogueiros a fazerem o mesmo que você
  • Compartilhar soluções de acessibilidade

O que me levou a lançar essa campanha

Ontem, assisti a um vídeo – que pode ser assistido no final desse post – que me comoveu bastante, o vídeo trata de acessibilidade na Web. Mostra as dificuldades encontradas pelos deficientes visuais, ao visitar um site que não esteja de acordo com alguns padrões de acessibilidade. Pensei um pouco a respeito e tive a idéia de lançar essa campanha, para que juntos, possamos tornar nossos blogs acessíveis a pessoas portadoras de deficiência visual.

A maioria dos deficientes visuais, a menos que tenham ótimas condições financeiras, são analfabetos ou apenas possuem um nível de educação básico. Os métodos usados na educação de deficientes visuais, são métodos especiais, que não são encontrados em escolas comuns, e por isso se torna inacessível para as pessoas de classe média. A Internet é um recurso que pode mudar isso! Informações são encontradas muito facilmente por toda a Web, só que a maioria dos sites, por não atenderem a determinados padrões, tornam-se incompatíveis com os programas usados pelos deficientes visuais para acessar a Web. Por isso resolvi fazer essa campanha, para podermos possibilitar o acesso a um maior número de páginas para os deficientes visuais.

Porque aderir a campanha

Aderindo a campanha, você está diretamente contribuindo com a inclusão digital e possibilita que pessoas portadoras de deficiência visual, tenham acesso a um maior número de informação, notícia, entretenimento, e todo o conteúdo que pode ser encontrado na Internet. Você também elevará o nível de acessibilidade do seu blog ao máximo, apenas com algumas pequenas modificações no código fonte de sua página – acreditem, são modificações muito simples.

Softwares usados pelos deficientes visuais

Os 3 principais softwares usados pelos deficientes visuais, são o Dosvox, Jaws e Virtual Vision.

Compartilhar soluções de acessibilidade

Além de beneficiar uma boa parte da sociedade, também nos beneficiaremos, pois ao participar da campanha, o blogueiro irá tornar o seu blog compatível com o programa e fará um post contando sua experiência com isso tudo. E para propagar informação, também irá citar as técnicas usadas para melhorar a acessibilidade de seu blog, assim todos iremos ensinar e aprender juntos, que é uma das grandes vantagens e diferenciais dos blogs.

Como tornar meu blog acessível?

Não é nada complicado, o principal erro que cometemos em relação a acessibilidade, é deixar de usar as tags de descrição, que são muito bem ilustradas no vídeo. Não se preocupem, ao assistirem o vídeo, vocês entenderão muito bem do que estou falando.

Cheguei a conclusão, que a melhor forma de tornar seu blog acessível, é assim como eu fiz, ver o seu blog como os deficientes veriam. Foi uma experiência incrível, que irei descrever no próximo parágrafo.

Baixei o programa Jaws, que é usado pelos deficientes para ler o conteúdo da página – isso também é mostrado no vídeo -, configurei para a língua portuguesa, e acessei alguns sites, pude sentir na pele as mesmas dificuldades encontradas pelos deficientes visuais ao acessar uma página que não esteja de acordo com alguns padrões de acessibilidade.

Abri o programa, desliguei o monitor e acessei um blog escolhido aleatoriamente, e consegui navegar pela página razoalvelmente bem, mas tive um pouco de dificuldade para navegar pelo menu do blog. Em seguida fechei a página do blog, e acessei o site Bengala Legal, que foi construído por um deficiente visual. Consegui navegar perfeitamente por todo site, li uma poesia escrita por ele, depois voltei a página inicial e fechei o navegador.

Também visitei o meu blog, consegui navegar normalmente pelo menu, mas tive dificuldade para ler os posts, pois o programa mesmo estando configurado para o português, lia os posts em inglês, acho que deve ter algo no meu código que impede que o programa leia em português. Tenho que melhorar muitas coisas, as descrições dos links, as descrições das imagens, o menu. Farei isso na semana que vem, e não descansarei até deixar meu blog totalmente acessível pelo programa.

Façam o mesmo que eu, baixem o programa – colocarei o link no final do post – e acessem seu blog, assim verão se seu blog já está acessível pelo programa, ou se ainda falta ser melhorado em algum critério. O programa pode ser baixado gratuitamente, e é muito fácil de ser usado. Para navegar em sites, basta apenas usar a tecla TAB para navegar pelos links, e as setinhas do teclado , para ler os textos. Quando assistirem ao vídeo, verão como é fácil.

Como participar?

Para participar da campanha, em primeiro lugar tem que ter interesse pelo que foi citado acima e desejar elevar o nível de acessibilidade do seu blog ao máximo, pois um blog que pode ser acessado por um deficiente visual, garanto que pode ser acessado por qualquer pessoa não portadora. Assista ao vídeo, baixe o programa, navegue pelo seu blog usando o programa, com isso já terá idéia de como aperfeiçoar o seu blog. Como já disse anteriormente, as principais mudanças que você precisará fazer em seu blog, é apenas usar corretamente as tags de descrição, e fazer links mais descritivos, assista ao vídeo e veja porque!

Depois disso, escreva um post contando sua experiência, falando em que aspecto você melhorou a acessibilidade de seu blog, como fez, etc… Quando publicar o post, deixe a URL por comentário – o blogger não dá suporte a trackback ¬¬ -, que irei linkar todos que aderirem a campanha.

Aderiu a campanha

Até agora aderiu a campanha:

Alessandro Martins com o post Campanha: torne seu blog acessível para todos
Lu com o post Seu blog é acessível?
Alex Rodrigues com o post Acessibilidade, Design Web e Ubuntu

Links

Assistam ao vídeo citado nesse post
Download do programa Jaws
Informações sobre o Dosvox, Jaws e Virtual Vision.

Produtores do vídeo

Bruno Torres
Horácio Pastor Soares
Lêda Lúcia Spelta
Marco Antonio de Queiroz (MAQ)