Jul 18, 2007

Apple Design Awards 2007

Post por às em apple, code, css, developer, editor, html, mac, software, web2, webdesign

Aplicativos divididos em sete categorias receberam ontem o Apple Design Awards 2007 na WWDC. Vou puxar a sardinha para o meu lado (para quem não sabe sou webdesigner) e falar de dois deles que uso faz pouquíssimo tempo, mas já amo e nem sei mais como vivi tanto tempo sem.

Coda 1.0 (Panic Inc.)

O Coda é sensacional. Faz tudo que a gente precisa e mais um pouco. E ainda consegue ser lindo! Depois de um tempo trabalhando com web peguei o costume de escrever páginas no código e nem me lembro mais da última vez que abri o Dreamweaver. Usei o BBEdit por um bom tempo, mas assim que conheci o Coda foi paixão à primeira vista. E pelo visto não fui o único, o programa ganhou o prêmio de Melhor Experiência de Usuário em Mac OS X (ou User Experience se preferir).

A lista de funções vai de itens indispensáveis para quem trabalha com web à coisas pequenas que fazem uma enorme diferença: FTP, navegador de arquivos no menu lateral, prévia da págína, CSS, complemento automático, validação de código e até material de referência para HTML, CSS, JavaScript e PHP.

A minha favorita é o Find/Replace. No Coda é possível fazer buscas colocando blocos de texto que podem ter qualquer valor. Por exemplo, imagine que você quer colocar todas as imagens da página para 200×300, mas atualmente cada uma tem um tamanho. Como substituir alturas e larguras com valores variados? Simples: é só substituir ” width=”*” height=”*” ” por ” width=”300″ height=”200″ ” (o * na verdade é um símbolo que o programa usa). O exemplo é o mais simples, mas a função tem uma possibilidade infinita! Também pode-se usar esses “blocos com qualquer valor” para o campo de Replace e por exemplo trocar alturas pelas larguras. Não sei de outros programas que façam isso, mas sempre sonhei com um que fizesse algo do tipo pra códigos html.

Outra função interessante é o Clips. Você pode salvar tags e textos mais comuns para repeti-los sempre que precisar. Eles ficam numa janela prática e podem ser separados pelos sites que você está trabalhando. Para os usuários mais avançados o Coda também possui o Terminal embutido no programa e permite acesso a funções de servidor como MySQL e debug de PHP.

Para baixar, vá em http://www.panic.com/coda/. (A Panic, desenvolvedora do Coda, é a mesma do CandyBar. Para quem gosta de personalizar a interface do Mac OS vale uma conferida também.)

CSSEdit (MacRabbit)

Eu acabei de falar de um programa que canta, dança representa e também edita CSS. Então porque falar de um que só edita CSS? Apesar do nome, o CSSEdit tem como maior atrativo a dissecação do código e levou este ano o prêmio de Melhor Ferramenta para Desenvolvedor.

O programa possui um navegador no qual você pode abrir qualquer página (local ou na web) e examinar as folhas de estilo. Melhor que isso: é possível também clicar em qualquer elemento da página e ver a lista de estilos aplicado a ele, informando inclusive em qual arquivo css e class está definido cada atributo.

E não é só isso!

Você pode editar o css de uma página que está no ar e visualizar as alterações ou também substituir o css por um que esteja salvo na sua máquina.

Para trabalhar com css (e tableless) esse programa além de uma ótima ferramenta de desenvolvimento se torna também uma excelente fonte de aprendizado.

Para adquirir o seu ligue (011) 1406 ou visite http://macrabbit.com/cssedit/

Além de Coda e CSSEdit, os cinco programas que completam a lista de vencedores do Apple Design Awards 2007 são:

Delicious Library 2.0 alpha (Delicious Monster)

Melhor Aplicativo para OS X Leopard

http://www.delicious-monster.com/ (página da versão atual do produto)

World of Warcraft: The Burning Crusade 2.0 (Blizzard Entertainment)

Melhor Jogo para OS X

http://www.worldofwarcraft.com/

Papers 1.0 (Alexander Griekspoor)

Melhor Solução para Computação Científica

http://mekentosj.com/papers/

BART Widget 1.0 (Bret Victor)

Melhor Widget para Dashboard

http://worrydream.com/bartwidget/

Picturesque 1.0 (Zac Cohan and Nik Youdale)

Melhor Produto de Estudante

http://www.acqualia.com/picturesque/

Dicas no blog MAC e etc
http://oglobo.globo.com/blogs/mac/default.asp