May 29, 2008

A estratégia é diferenciar-se

Post por às em business, marketing, negocios

Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa, hoje, é diferenciar-se dos concorrentes. Com cada vez mais opções disponíveis, os clientes passam a ficar mais exigentes, não apenas em relação ao preço, mas em relação à proposta de valor mesmo. Basicamente, é como se estivessem sempre perguntando às empresas: “O que você tem de diferente? O que eu ganho com isso e por que devo pagar esse valor?”

Isso leva diretamente à necessidade das empresas se posicionarem corretamente em relação aos concorrentes nos seus respectivos mercados. Para isso, elas lançam produtos e serviços focados em necessidades específicas de uma parcela de seus clientes, treinam sua equipe para valorizar e saber defender esses benefícios e diferenciais e, principalmente, divulgam ao mercado as diferenças do seu produto/serviço em relação à concorrência. De fato, não existe nada mais triste do que uma empresa que apresenta uma proposta diferente, melhor do que a da concorrência, porém não vende porque os clientes não sabem que ela existe.

Investimentos em propaganda são claramente uma opção, mas só se você tiver tempo, dinheiro e ajuda competente. E se não os tiver? Relações públicas, principalmente com ações de guerrilha, podem ser uma excelente solução. Dessa forma, você divulga sua empresa, consegue fortalecer seu nome/marca e cria um fluxo muito forte de novos negócios.

Fonte: Raúl Candeloro, palestrante, autor especialista em estratégias mercadológicas.